O que é o Brics Pay?

Os países do BRICS estão desenvolvendo um sistema de pagamentos chamado “BRICS Pay”. Esta iniciativa conjunta dos países do bloco tem o objetivo de facilitar pagamentos e liquidações em suas moedas locais. Funciona como um mecanismo de mensagens de pagamentos distribuído, semelhante ao sistema SWIFT da Europa e à Interface de Pagamentos Unificada da Índia.

O BRICS Pay não pretende substituir os sistemas de pagamento nacionais existentes nos países membros, mas sim integrá-los através de inovações fintech. Visa conectar os cartões de crédito ou débito dos cidadãos do BRICS a carteiras online, acessíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para pagamento por meio de um aplicativo móvel instalado em seus smartphones.

o Brics Pay vai atuar com uma “combinação de sistemas de pagamento tradicionais e novas tecnologias, como moedas digitais de bancos centrais (CBDC), finanças descentralizadas e ativos tokenizados (dinheiro garantido)”. O projeto é supervisionado pelos cinco membros fundadores do grupo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A ideia é facilitar as transações de varejo e pagamentos entre os membros do BRICS, além de expandir seu escopo para que países não membros do BRICS também possam utilizar a plataforma.

A iniciativa ainda garante ser uma parceria público privada e, de acordo com as informações do site oficial, já haveria empresas brasileiras do ramo financeiro interessadas em ingressar no novo sistema. Ainda no site do Brics Pay, o projeto é colocado como “justo” e “incluso”.

Além disso, o BRICS Pay está sendo implementado para ajudar no comércio internacional, pagamentos transfronteiriços entre empresas, investimentos e microfinanças, facilitando o comércio entre os países membros e permitindo transações em tempo real.

Um exemplo da implementação do BRICS Pay é o Banco Standard Chartered do Reino Unido, que integrou o BRICS Pay à sua plataforma de pagamentos digitais, permitindo que seus clientes façam pagamentos para outros países do BRICS.

“O sistema é acessível e oferece oportunidades iguais para indivíduos e empresas, independentemente de sua origem ou histórico financeiro, independentemente de renda, localização ou outros fatores não contrários à lei”

Sistema de pagamento do BRICS contará com 159 participantes, confirma aliança

No início deste ano, o bloco BRICS anunciou a criação de uma plataforma de pagamento baseada em blockchain, que redefinirá a posição econômica global do grupo. Além disso, a plataforma competirá com alguns dos maiores sistemas de pagamento do mundo, incluindo o sistema SWIFT, dominado pelo Ocidente.

Agora, o grupo BRICS confirmou que 159 participantes adotarão o novo sistema de pagamento. Autoridades russas verificaram o número em uma recente correção, segundo um relatório do Yahoo. Embora declarações anteriores tenham sugerido a participação de 160 países, o número foi esclarecido em relatórios subsequentes.

Esse sistema de pagamento é uma etapa importante para a desdolarização e o uso de moedas nacionais respectivas dos membros do BRICS em transações financeiras internacionais. Ele fornecerá aos países participantes uma via para realizar transações em moedas locais, o que reduzirá significativamente a dependência do dólar americano para o comércio internacional.

Ao facilitar pagamentos em moedas nacionais, o BRICS Pay poderia potencialmente reduzir a dependência de sistemas de pagamento internacionais como SWIFT, Visa e Mastercard, e dar aos membros do BRICS uma vantagem competitiva compartilhada no mercado global de serviços financeiros, atualmente dominado por bancos e normas dos EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *